Tecnologia do Blogger.

domingo, 22 de junho de 2014

MINICURSO 7 - Geodoc: teoria e montagem de documentários na Geografia

1.Título da proposta: Geodoc: teoria e montagem de documentários na Geografia

2.Proponentes: Felipe Augusto Moreira Bonifácio, José Cláudio Sussay.

3.Objetivos

O Minicurso “GEODOC: TEORIA E MONTAGEM DE DOCUMENTÁRIOS NA GEOGRAFIA” possui como objetivo principal realizar uma introdução a teoria do documentário, apresentando as principais vertentes desse gênero de filme e o desenvolvimento dessa linguagem a partir da evolução do aparato técnico. Em um segundo módulo será produzido um curta- documentário perpassando por todo o processo de criação: produção do argumento, gravação, montagem e finalização.

4. Metodologia

A metodologia contará com um primeiro módulo expositivo, designando alguns aspectos importantes dentro do conceito de documentário, mais especificamente a gênese com Dziga Vertov nas vanguarda do cinema dos anos 20 e o desdobramentos que se dá com Jean Rouch e o Cinéma Vérité dos anos 60, ao final desse módulo será realizado um breve panorama da linguagem documental contemporânea aprofundando o diálogo em torno dos novos meios e processos de produção audiovisual. O segundo módulo, será a produção de um curta-metragem com argumento a ser desenvolvido pelos integrantes do curso. O processo contará com gravações com câmeras de vídeo, gravadores de áudio e montagem não linear na plataforma Mac, utilizando o programa Final Cut X.

5.Carga Horária: 8 horas/aula

6.Número de Vagas: 4

7.Local: Bloco J12-sala 10

8.Data: 23 e 24/10

9.Referências.

MACHADO, Arlindo. Novos territórios do documentário. In: Doc On-line, n. 11, dezembro de 2011, www.doc.ubi.pt, pp.5-24.

MOURÃO, Maria Dora; Labaki, Amir (Orgs). O Cinema do Real. Cosac Naify, São Paulo, 2014.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Editora Papirus. São Paulo, 2009. OHATA, Milton (Org.) Eduardo Coutinho, Consac Naify, São Paulo, 2013.

PARENTE, André. Imagem Máquina. A era das tecnologias do virtual. Editora 34. São Paulo, 2011.

0 comentários: