Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mesa redonda 1: Geografia e Políticas Públicas



Everaldo Melazzo é economista pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. É mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Geografia pela Unesp-Presidente Prudente. Fez pós-doutorado Universidad de Granada. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente. Tem estudado questões ligadas ao mercado imobiliário, cidades médias, políticas públicas e inclusão/exclusão social. Desde 2010 é coordenador do Centro de Estudos e Mapeamentos da Exclusão Social para Políticas Públicas, o CEMESPP.
Endereço do currículo lattes: LATTES


Jan Bitoun é graduado em geografia pela Universidade de Paris X, Nanterre (Licence 1970, Maitrise1971) e pós-graduação em Geografia Humana e Organização do Espaço na Universidade de Paris 1Panthéon-Sorbonne (DEA 1977, Doutorado 1981). Durante o período de formação especializou-se em estudos intraurbanos (Maitrise: La Baixa, Centro traditionneldes Affaires Lisbonne) e urbano-regionais (Doutorado: VilleetDéveloppementRégionaldans une RégionPionnièreauBrésil, Imperatriz-MA). Residindo no Brasil desde 1979, é professor de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, ministrando cursos e orientando alunos nos cursos de graduação e pós-graduação. Ocupou cargos administrativos várias vezes na coordenação e vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE (mestrado e doutorado). Ele também teve experiências de trabalho em secretarias da cidade do Recife (1992-1996 e 2001-2002). Coordenou ou participou de vários trabalhos de consultoria técnica local e nacionalmente. No primeiro Conselho Nacional das Cidades, representou a AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros), atuando principalmente em questões relacionadas à drenagem urbana. Os trabalhos publicados referem-se principalmente à relação entre políticas públicas (especialmente Urbanísticas e de Saúde) com a organização do espaço urbano e urbano-regional. Sempre tenta associar a reflexão teórico acerca destes espaços, ambos marcados por desigualdades e diversidades, e acerca de políticas públicas locais e nacionais com a concepção de ferramentas para a ação social. Participa, desde a sua fundação (como coordenador e pesquisador), do Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Sócio-Ambientais, um laboratório de pesquisa acadêmica da UFPE associado à ONG FASE e ligado à rede de pesquisa INCT Observatório das Metrópoles.
Endereço do currículo lattes: LATTES


Jorge Villalobos possui graduação em Geografia e História pela Universidad de Chile e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica-PR. É mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá e tem trabalhado com temas relacionados à Organização Territorial e questões ambientais.
Endereço do currículo lattes: LATTES


Thiago Trindade possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Em 2008 ingressou no Mestrado em Ciência Política Pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Durante seu mestrado estudou a atuação do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) de Campinas em relação à fiscalização do parcelamento do solo na área rural do município para fins de moradia, sobretudo para as classes médias e altas. A partir disso discutiu o Estatuto da Cidade, a gestão democrática e os conflitos de interesse. Em 2010 ingressou no doutorado em Ciências Sociais pelo mesmo instituto, quando passou a estudar o significado político das ocupações de imóveis ociosos no centro da cidade de São Paulo. Atualmente é professor no curso de relações internacionais da FACAMP (Faculdades de Campinas) e membro do Núcleo de Pesquisas em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC) da Unicamp. 
Endereço do currículo lattes: LATTES

0 comentários: