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domingo, 22 de junho de 2014

MINICURSO 2 - Mobilidade Urbana e Acessibilidade: uma discussão sobre o transporte público coletivo.

Título da Proposta: Mobilidade Urbana e Acessibilidade: uma discussão sobre o transporte público coletivo.

Proponente: Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz

Objetivos

Tendo em vista as discussões relacionadas à mobilidade urbana no Brasil e as mobilizações populares iniciadas no ano de 2013 o objetivo do mini-curso é discutir sobre os conceitos de mobilidade e acessibilidade a fim de destacar o papel do transporte público coletivo no consumo e na produção do espaço urbano.

Metodologia de trabalho

A discussão proposta não se limita apenas a chamada “Geografia dos Transportes”, mas traz uma contribuição ímpar no âmbito da geografia para a compreensão do espaço geográfico a partir do estabelecimento dos fluxos e das interações espaciais. Os fluxos são direcionados e possuem um papel estruturador sobre as formas espaciais ao mesmo tempo em que são influenciados sobre ela. Neste sentido, destaca-se o papel do planejamento da mobilidade proposto pelo Ministério das Cidades como uma maneira de articular o planejamento de transportes ao planejamento urbano, tornando a cidade mais equitativa.
Contudo, no âmbito municipal as questões relacionadas a mobilidade urbana não possuem a atenção devido, já que requerem um olhar crítico em relação a própria estrutura da cidade contrariando a superficialidade com que a questão, muitas vezes é tratada. Medidas paliativas e ações localizadas são desenvolvidas a fim de maquiar os problemas pontuais do transporte público coletivo que afetam diretamente na acessibilidade e na mobilidade urbana, porém sua eficácia é frustrada ao passo que deve ser direcionada tendo em vista a própria lógica capitalista de consumo e produção da cidade.
Neste ponto cabem os seguintes questionamentos: Como romper o descompasso entre as ações municipais e as políticas federais tomadas no âmbito da mobilidade urbana? Como avançar nas metodologias de estudo da mobilidade urbana e atender a demanda dos passageiros? Por que a acessibilidade ainda é uma questão tratada com superficialidade e, muitas vezes, dissociada do conceito de mobilidade urbana? Como pensar uma cidade acessível considerando a lógica desigual de produção e consumo da cidade capitalista? Tais questões compõem o fio condutor das discussões propostas para o mini-curso que tem como finalidade fomentar o debate sobre o tema considerando como exemplo a cidade de Presidente Prudente e a pauta apresentada pelas manifestações populares iniciadas em 2013 acerca do transporte público coletivo. Para tanto, serão apresentados os resultados obtidos em minha dissertação, defendida em 2012 (Transporte público coletivo em Presidente Prudente: planejamento, mobilidade e acessibilidade no consumo do espaço urbano), bem como publicações posteriores como exemplo da complexidade do tema e das relações que ele envolve, além da metodologia utilizada para estudos em mobilidade urbana.

 Carga horária: 4 horas/aula 

Número de vagas: 7

Local: Bloco J12-sala 2 Data: 24/10

Referências

A referência teórica da proposta do mini-curso está baseada na literatura marxista a partir de publicações elementares para compreensão do tema, que estão diretamente ou indiretamente ligadas a ele, tais como: Vasconcellos (2001), Cocco (2011), Oliveira Cruz (2012), Silveira (2011), Lojkine (1997), Topalov (1998), Harvey (2006), Villaça (1999), Corrêa (1999), Sperandio (1992), Santos (2008), Pons e Reynés (2009), entre outros.

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